Dicas de Conservação

As altas temperaturas do verão são ideais para tirar as roupas de banho do armário e aproveitar o sol em praias e piscinas. O contato com o cloro presente na água da piscina e com a água salgada do mar pode danificar e desbotar tecidos de biquínis, maiôs e sungas.  Lavagem constante e feita sem os cuidados corretos também pode comprometer a qualidade das peças.

Veja dicas simples para lavar as roupas de banho sem prejudicar a peça:

  • Areia – Se o cenário da tarde de verão for a praia, o primeiro passo é tirar a areia das peças. Para evitar que ela fica acumulada no forro, a dica é deixar as peças de molho por alguns instantes e em seguida usar água corrente para tirar a areia “grudada” na peça.  Não é indicado secar o biquíni ao sol

  • Lavagem – Após retirar a areia, o indicado é ensaboar as peças com sabão neutro ou detergente líquido e enxaguar bem para não deixar resíduos do produto na peça. Em seguida, basta torcer com muito cuidado e pendurar. O prendedor de roupa deve ser colocado próximo de costuras ou alças para evitar que o tecido fique marcado.

  • Máquina de lavar – Roupas de banho não devem ser lavadas na máquina de lavar porque o aparelho pode acabar desgastando o tecido. Toalhas usadas na praia, saídas de praia e shorts podem ser lavados na máquina se forem lavados em água correntes antes para retirar a areia.

  • Secagem – O ideal é secar biquínis, maiôs e sungas á sombra. Deixar as peças no sol pode desbotar a cor ou danificar o tecido. Nunca use ferro de passar roupa em peças de praia de piscina. Depois de secos, biquínis e maiôs devem ser guardados de maneira que o tecido não fique esticado para evitar deformações no modelo.